Porquê Automação Comercial? 

 

Com as mudanças econômicas que o comércio varejista vem sofrendo nos últimos anos, é inevitável que as empresas se preocupem em oferecer aos seus clientes, cada vez mais exigentes, produtos e serviços qualificados, além de manter seus preços competitivos em relação aos demais concorrentes, o que se trata de uma tarefa um tanto quanto complicada e que certamente tira o sono de muitos empresários do ramo.

Quando o cliente vai às compras, o seu desejo é encontrar lojas com variedades imensas de produtos à sua disposição, ver na etiqueta um preço que caiba no seu bolso e ainda ser bem atendido. Não necessariamente nessa ordem, mas estas são as principais tendências de comportamento de quem deseja gastar o seu suado dinheiro e satisfazer seu anseio consumista.

É neste ponto que surge um dos piores problemas para quem é lojista: como administrar a necessidade de ter um comércio que, para se garantir no mercado precisa oferecer uma infinidade de produtos para todos os gostos, definir o preço de cada produto, projetar a margem de lucro que cada um lhe oferece, reconhecer quais mercadorias caem no agrado do cliente e eliminar o que não agrada.

Um supermercado por exemplo, possui em média 25.000 marcas de produtos espalhadas sobre as suas gôndolas, variando entre alimentos, materiais de higiene, perfumaria, eletrodomésticos entre muitos outros departamentos. Imagine você, comerciante, como faria a gestão de uma empresa com uma gama tão grande de produtos? A resposta para esta pergunta chega com a Automação Comercial.

Traduzindo o conceito de Automação Comercial, ela representa a concentração de esforços para eliminar processos manuais repetitivos e transformá-los em processos automatizados que passarão a ser executados obedecendo a padrões pré-estabelecidos com o auxílio de equipamentos e softwares específicos.

Você deve estar pensando neste momento: “Mas essa tal de Automação Comercial só serve para grandes empresas e mesmo se servisse na minha, deve ser muito caro”. A evolução tecnológica fez com que não só mais as grandes empresas tenham acesso aos benefícios da Automação Comercial. Hoje, qualquer estabelecimento com interesse em se modernizar e, principalmente, adequar-se as exigências de um mercado extremamente competitivo, pode usufruir das vantagens da utilização desse tipo de tecnologia com um investimento relativamente baixo em contrapartida aos ganhos que ela proporciona.

Você ainda deve estar pensando: “ok, mas afinal de contas, o que eu ganho colocando essa tal de Automação Comercial na minha empresa?”. Eu respondo. As vantagens são muitas, começando pela principal razão da sua empresa existir: ela te ajuda a ganhar dinheiro ou melhor ainda, a deixar de gastá-lo com o que não é necessário. Quando digo que você vai ganhar dinheiro com a Automação Comercial é no sentido de ampliar a sua rentabilidade, pois, com um software de automação você pode definir parâmetros que vão lhe dizer a hora certa de comprar novas mercadorias e a quantidade exata, evitando compras em excesso e produtos sem giro no estoque.

Encontrar informações de forma rápida e segura sobre qualquer setor da loja é uma tarefa que se resolve em poucos segundos, pois com a Automação Comercial os erros de digitação são eliminados e os dados estão sempre atualizados e prontos para consulta em tempo real, colocando sua empresa em posição de vantagem por prestar um atendimento eficiente.

Conhecer detalhadamente o seu cliente e o seu histórico de compras é outra vantagem da automação, que lhe permite elaborar campanhas de marketing voltadas para um público específico, ganhar novos clientes, fidelizar os que frequentam sua loja e reconquistar antigos clientes. Além disso, com o cadastro de clientes você pode monitorar a inadimplência e saber para quais clientes são confiáveis para concessão de crédito.

Saber de quem você compra mercadorias é outro detalhe importante. Ter um cadastro atualizado de todos os seus fornecedores, com controle de pedidos de novas mercadorias adquiridas, a procedência de cada uma delas e o preço que você pagou é fundamental para o gerenciamento de qualquer estabelecimento.

Outra ferramenta importante na Automação Comercial é a possibilidade de utilização de equipamentos que vão realizar a interface entre usuário do sistema e o sistema propriamente dito. Estes equipamentos podem ser leitores de códigos de barras, impressoras fiscais, dispositivos para transferência eletrônica de fundos e é através destes equipamentos que se elimina o processo manual, como a digitação de uma série de números para o computador. Assim, se ganha muito mais tempo para outras atividades e os erros são drasticamente reduzidos.

Resumindo o que foi tratado neste artigo, a possibilidade de ter o controle da gestão de sua empresa e tomar decisões sobre o quê, quando, quanto e de quem comprar, controlar a circulação de mercadorias no estoque, identificar quem são seus clientes mais fiéis e os que não são bons clientes e ainda atendê-los do modo que eles merecem fica muito mais fácil com um Sistema de Automação Comercial.

A Automação Comercial é um caminho sem volta, mas uma vez sua empresa seguindo este caminho, o tempo que você estaria utilizando para resolver os problemas mais comuns antes da implantação, com ela, você vai dedicá-lo exclusivamente para o que a sua empresa melhor sabe fazer: vender. 

 

* Artigo escrito por José Francisco Werle, Representante Comercial da RJM Informática.

Encontre-nos no Facebook

SFbBox by assicurazioni auto